Tudo depende de como vemos as coisas e não de como elas são

Tudo depende de como vemos as coisas e não de como elas são

Diversos traders profissionais relatam que a taxa de acertos, mesmo entre os melhores na profissão, está entre 50 e 65%.

Mas talvez você olhe o seu relatório de performance e perceba que não está muito longe desses 50 ou 60% de acertos. O mais curioso é que muitos traders possuem uma taxa de acertos ainda maior que 60%, e ainda assim não conseguem ter lucro no final do mês.

Afinal, que mistério é esse?

Você já deve ter passado por uma situação onde tudo estava perfeitamente alinhado. Todos os indicadores estavam ao seu lado. Todas as análises estavam favoráveis e a única coisa a fazer era esperar o lucro aumentar. De repente, algo inesperado acontece e tudo muda completamente. Em segundos o mercado retorna para o seu preço de entrada e o lucro vira empate. Você encararia essa situação como um erro operacional?

Vamos pegar o mesmo evento acima, mas ao invés de zerar a operação e sair no empate, você decide comprar(ou vender, dependendo da posição) ainda mais contratos, situação conhecida como preço médio contra o mercado. O mercado acaba voltando a seu favor e o loss vira um pequeno gain. Você encararia essa situação como um acerto?

No primeiro exemplo você sairia no zero a zero, talvez até no loss. No segundo exemplo você evitou o loss fazendo preço médio. Qual das duas situações parece mais correta?

Mas calma, vou trazer outra constatação antes de você responder. É a regra 90/90/90. Ela diz que 90% dos traders perdem 90% do seu capital em menos de 90 dias. E adivinha o que está envolvido em 90% dessas verdadeiras tragédias financeiras? O preço médio contra o mercado. Sim, as pessoas não aceitam levar um loss e acabam aumentando a posição na expectativa de que o mercado volte para a posição inicial.

Jihan Bowes, trader do Goldman Sachs com mais de 10 anos de experiência, comenta que a principal característica dos grandes traders é cortar os prejuízos o mais rápido possível.

Tente encarar o loss como uma “mensalidade” no curso de trader, não como um erro. Claro, com o tempo você perceberá que eles diminuirão, mas é quase impossível chegar a 100% de acertos.

Talvez o maior erro dos traders seja tentar não ter erros. Pense nisso!

One thought on “Tudo depende de como vemos as coisas e não de como elas são

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *