Não há nada pior do que memórias tristes de uma oportunidade perdida. Nada fere mais do que o arrependimento de deixar passar um momento oportuno. É trágico ter uma oportunidade em mãos e deixá-la escapar.
As oportunidades são presentes de Deus. Quando você acordou hoje de manhã, foi uma oportunidade dada pelo Criador. Tente utilizá-la ao máximo. Procure extrair todo o potencial dessa maravilhosa oportunidade. Somente os arrogantes possuem certeza absoluta do amanhã. Tiago 4: 14-15 ensina que não sabemos “o que sucederá amanhã. Que é vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíamos dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo”.
Nossa oportunidade é agora. Faça agora. Cumpra agora. Fale agora. Perdoe agora. Peça desculpas agora. Diga que ama agora. Abrace teu filho agora. Não espere pelo depois, porque o remorso é uma péssima companhia.
Os anos não garantem que as coisas acontecerão automaticamente. Não é fácil envelhecer e perder a força da juventude. Não é fácil encarar um divórcio e perder o matrimônio. Não espere tudo acabar para dizer “agora serei uma boa esposa” ou “agora serei um bom marido”. Dizer “vou ser o melhor pai do mundo” quando os filhos forem embora. Dizer “vou ser pontual” quando outra pessoa ocupar tua vaga.
Quantos livros nunca serão lidos. Quantas músicas nunca serão cantadas. Quantas viagens nunca serão feitas. Quantos abraços nunca serão dados.
O negócio que você está elaborando que poderá nunca existir. As obras para o Senhor que estão no teu coração e correm o risco de nunca aparecerem. Os poemas que talvez nunca encantem ninguém. Os riscos que não serão assumidos.
Faça agora o que precisa ser feito. Enfrente teus planos e aspirações com responsabilidade. Encare-os com coragem, porque “ O SENHOR é quem vai diante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas nem te atemorizes.” ( Deuteronômio, 31:8).