Você acha que Michael Jordan era talentoso? Kobe Bryant era talentoso? E Ayrton Senna, era talentoso?
Quando vemos pessoas que atingem níveis altíssimos dentro da sua atividade, temos a impressão de que aquilo é fácil para ela. Costumamos atribuir tal desempenho ao talento. Como se alguns nascessem para o sucesso e outros estivessem destinados ao fracasso.
Os três exemplos acima escreveram seus nomes na história esportiva mundial. Posso afirmar que eles ficariam indignados ao ouvir “nossa, como você é talentoso!”.
O apresentador Galvão Bueno, amigo próximo de Senna, comenta que o piloto estudava minuciosamente cada metro das pistas onde iria competir. Ele fazia questão de verificar cada curva, cada reta, cada irregularidade no asfalto do circuito.
Senna era conhecido como um dos melhores pilotos do mundo em pista molhada. Todavia, ele mesmo conta que pilotar na chuva foi o seu maior pesadelo no início da carreira. Somente após horas e mais horas de treino é que conseguiu alcançar a maestria na corrida em pistas molhadas.
Igual determinação era encontrada em Kobe, que entrou para a história do basquete mundial. Os colegas e adversários sabiam que ele sempre seria o primeiro a iniciar os treinos. Se Kobe percebesse que outro jogador tinha chegado antes na quadra, no dia seguinte ele acordaria ainda mais cedo.
Michael Jordan, outra lenda do basquete, conta que era comum receber ligações de Kobe durante a madrugada. Ele iniciava a conversa dizendo “cara, estou estudando alguns movimentos de ataque. O que você acha?”, contou Jordan em uma entrevista. Os dois também eram amigos íntimos. Mesmo Jordan sendo um atleta extremamente dedicado ao esporte, o que se era incontestável diante de seu desempenho em quadra, reconhecia que Kobe era ainda mais obcecado. A evolução contínua beirava à loucura.
O talento pode ser visto como uma certa predisposição para alguma atividade, mas ele nunca será o fator principal da vitória. O esforçado sempre ganhará do talentoso! Sempre!
Acredito que o verdadeiro sucesso acontece quando Deus sabe que seu filho está se esforçando no talento que Ele deu. Essa conquista transcende os troféus mundanos. Esse é o verdadeiro prêmio!