Esse já virou um verdadeiro clássico entre #traders ao redor do mundo. Os conselhos dos banqueiros suíços já influenciaram milhões, mesmo aqueles que sequer leram o livro.

“Quando o barco COMEÇAR a afundar, não reze. Abandone-o.”, mostra o 3° Grande Axioma. Quantas contas teriam sobrevivido se essa regra fosse obedecida. Quantos pais de família teriam protegido seu patrimônio com um simples stop loss na hora certa.

Max Gunter comenta que o apetite ao risco é o grande segredo dos ricos – desculpa o spoiler. Todavia, desenvolver seu gerenciamento é uma arte. E os suíços, segundo o autor, são mestres no assunto.

O axiomas tratam do risco, da ganância, da esperança, das previsões, dos padrões, da mobilidade, da intuição, da religião e do ocultismo, do otimismo e do pessimismo, do consenso, da teimosia e, por fim, do planejamento. Todos demonstrados através de exemplos práticos e histórias interessantes.

Caso você goste de analisar gráficos, assim como eu, não gostará do 5° Grande Axioma, sobre padrões, pois fica muito claro que os suíços não acreditam nisso.

Gosto muito do 12°, que fala sobre planejamento. Sou da opinião que o único INVESTIMENTO que existe é em experiências e conhecimento. Todo o resto é ESPECULAÇÃO. Casas, ações, fundos imobiliários, renda fixa, enfim, não existe nada garantido no mercado. “Investimento” é somente uma palavrinha reconfortante para mascarar a inexorável incerteza da vida.

Esse é um daqueles livros que você irá reler um milhão de vezes. Comigo foi assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *