Tudo o que fazemos está ligado a hábitos. Quando fazemos coisas positivas, podemos esperar resultados positivos. Quando fazemos coisas negativas, podemos esperar resultados negativos. Claro, existem exceções, mas são raras.
A rotina de treino de um atleta de elite pode parecer extremamente chata, mas são as pequenas coisas feitas todos os dias que geram os maiores resultados. Treino, alimentação e descanso. Treino, alimentação e descanso. Treino, alimentação e descanso. Parece chato demais para a maioria das pessoas, não é mesmo? Mas é o poder do hábito em ação!
O que você faz assim que o despertador do celular toca de manhã? Você aperta o soneca e dorme mais um pouquinho? Você pula da cama? Enfim, seja lá o que você faz, saiba que isso já se tornou um hábito e vai te acompanhar até que você decida, ou precise, mudá-lo.
É aqui que a coisa fica boa e ruim ao mesmo tempo. O ruim é que uma vez que o hábito é adquirido, torna-se difícil de ser modificado, ou seja, se você está acostumado a apertar o soneca será difícil começar a pular da cama. O bom é que se o hábito for positivo, como pular da cama para fazer uma pequena leitura matinal, ele também será difícil de ser extinto.
Vamos trazer essa história de hábitos para o #daytrade . O que você faz após levar um stop loss? Você logo entra em outra operação? Você espera um pouco e analisa o motivo do erro? Você dobra a mão para recuperar o prejuízo o mais rápido possível?
Agora vamos supor que essa mesma operação não foi finalizada, mas está alguns pontos contra a sua posição. Nessa situação você zera a operação e espera por outra oportunidade? Você aumenta ainda mais o número de contratos com a esperança de que o mercado volte?
“Sim, mas todas as vezes que eu zerei a operação o mercado voltou e atingiu o meu alvo!”, podem gritar alguns.
Nesse caso, a minha pergunta é: vocês estão fechando o mês no positivo? Se a resposta for SIM, estão de parabéns! Continuem! Todavia, se a resposta for NÃO, saibam que algo precisa ser mudado. Algum hábito precisa ser alterado ou, até mesmo, extinto.