Você já notou uma certa dificuldade em zerar uma operação que não andou? Já colocou a culpa na corretora ou em outros fatores externos para um loss?
É muito comum olharmos para fora ao procurar os culpados por nossos insucessos e dificuldades. No entanto, o maior inimigo está escondido dentro de nós: o ego.
Freud define o ego a partir de uma analogia do homem a cavalo, onde ele seria o cavaleiro e nossos impulsos inconscientes, o animal a ser guiado. Ainda dentro dos estudos psicológicos, aquele que vive focado em si mesmo recebe a denominação de “egocêntrico”. Essas são definições importantes, mas o ego vai além disso.
Ryan Holiday mostra que o ego é um inimigo ameaçador, que se apresenta na forma de arrogância, superioridade e na tendência a subestimar os outros. A voz imaginária que distorce a realidade e pode mergulhar nossa vida em um cenário caótico e nada promissor.
O ego nos impede de desenvolver nossos talentos pela falta de humildade. Quando alcançamos certo sucesso, pode nos cegar diante das falhas, colocando a culpa nos outros. Nos momentos difíceis e nos fracassos, amplia os erros e dificulta a superação. Ele consegue limitar e minimizar nossos avanços.
Numa geração que glorifica as redes sociais, reality shows e a tendência à autopromoção exagerada, a guerra contra o ego deve ser travada em todas as frentes.
O autor apresenta exemplos reais e inspiradores de pessoas comuns que dominaram o ego. Pessoas que conseguiram chegar aos mais altos níveis de poder e sucesso e se tornaram verdadeiras lendas.
Ao perceber a influência negativa do ego, você será capaz de viver melhor e conquistar resultados mais expressivos. As estratégias e táticas desenvolvidas por essas pessoas vão ajudá-lo a vencer esse inimigo tão poderoso que vive dentro de todos nós.