Ninguém abre a plataforma de negociação pensando “hoje eu vou perder”. Todos temos uma certa expectativa com um desfecho positivo para nossas operações. Não fosse assim, nem abriríamos uma posição.
O problema é que o mercado não está nem aí com as nossas expectativas. Se ele decidir ir para um lado, ninguém segura. Não importa se você está com 1, 20 ou 100 contratos. Quem manda é o mercado.
Adivinha quem aparece quando essas expectativas não são cumpridas. Sim, a frustração. E a frustração é amiga da raiva. Uma dupla difícil de lidar.
Ser violinado, clicar em “comprar” quando era para “vender”, muitos stops seguidos, levar um stop muito longo, enfim, diversas situações podem desencadear a frustração no trader.
As perguntas que surgem são as seguintes: você sabe manejar a frustração? Conhece os gatilhos mais sensíveis em você?
Posso garantir que poucos responderam “sim” às perguntas acima. Não somos acostumados a enfrentar a frustração, tampouco existe um curso de como administrá-la.
Tire o doce da criança e veja a frustração tomar forma. Diga para sua namorada que não vai ter férias e a frustração aparecerá bem diante dos seus olhos.
Para o trader a situação é bem mais delicada, uma vez que quantias financeiras estão envolvidas. Se ainda fosse somente o erro já existiria a frustração, mas o erro ainda resulta em prejuízo. A dose é sempre em dobro.
A leitura vale muito a pena.
Recomendo.
