Coragem é agir apesar do medo.
Nada mais verdadeiro no #daytrade do que abrir uma operação apesar do medo. Não lembro de iniciar um trade onde existisse a certeza do resultado positivo.
Esse é um detalhe que acaba afastando muitas pessoas do mercado financeiro. A bolsa de valores é um cenário onde a única certeza é o risco.
Como lidar com algo absolutamente relativo e complexo, onde a mesma informação que fez algum ativo subir hoje, pode fazê-lo cair amanhã? Onde a divulgação de um dado econômico pode fazer, por exemplo, o dólar subir feito um foguete para logo em seguida cair feito um meteoro?
Para piorar, a bolsa de valores tem o poder de unificar dois dos principais medos dos seres humanos: errar e perder dinheiro.
Poucas atividades conseguem ativar tantas emoções e sentimentos como o trade. Poucas atividades conseguem nos levar aos extremos dessas emoções e sentimentos em tão curto espaço de tempo.
Medo e valentia. Receio e bravura. Dúvida e euforia. Tudo isso num mesmo dia. Numa única operação. Num único clique.
A melhor forma que encontrei de eliminar o medo de operar foi assumir a imprevisibiliade do mercado. Entendi que mesmo uma análise perfeita não retira a necessidade de deixar o stop loss posicionado. Reconheci a soberania do mercado e mudei o “medo de operar” pelo “medo da arrogância”. Sim, meu medo agora é esquecer que posso cometer erros.
Todos os dias tento relembrar que a minha única vantagem diante do mercado são as probabilidades. Nunca posso esquecer que somente minhas regras e limites operacionais são imutáveis. Todo o resto é variável e líquido, até mesmo minhas expectativas diante do mercado.
É como Mark Douglas pontuou em “Trading in the zone”: traders profissionais devem ser rígidos e flexíveis ao mesmo tempo. Rígidos em seu gerenciamento de risco, e flexíveis em suas expectativas.
Seja assim também.
Não tente eliminar o medo. Apenas mude o seu foco e passe a utilizá-lo ao seu favor.
Se for para ter medo, tenha medo de ser arrogante.