Você já ouviu que o sucesso no trade depende muito mais do psicológico do que do operacional? Alguns até dizem que a mente do operador corresponde a mais de 70% dos resultados.
Dr. Alexander Elder foi um dos grandes responsáveis por trazer a importância da psicologia para o trade. Ele usou sua experiência em psiquiatria para transformar seu próprio sistema de operações. O sucesso de seus livros diz muito sobre sua contribuição ao tema.
Já parou para pensar como você se sentiu na última vez em que abriu uma operação? Estava ansioso para entrar no trade ou estava com medo de perder? Costuma hesitar antes das operações e acaba perdendo boas oportunidades de lucro? Ao finalizar uma operação, sente-se angustiado ou animado com o resultado? Todas essas questões influenciam diretamente nos teus resultados. Compreender como lidar com elas pode ser a “virada de chave” no seu operacional.
No consagrado “Como se transformar em um operador e investidor de sucesso”, cuja primeira edição é de 1993, Elder ainda vai além da psicologia. Você encontrará capítulos sobre gerenciamento de risco, ferramentas e sistemas de trading, gerenciamento de operações, disciplina, comportamento de massa, análise técnica, e muito mais.
Ele mostra que ainda existem outros fatores que podem dificultar a jornada do trader. O operador que não avalia os custos operacionais envolvidos em cada clique, pode comprometer seu sucesso sem nem mesmo perceber.
Até mesmo o tempo de execução da ordem, tão importante para o #daytrader, influencia nos resultados. O slippage, que é quando suas ordens são executadas em um preço diferente do que você apregoa, pode resultar em prejuízo “invisível”.
As probabilidades estão contra você! É um mercado onde estar acima da média não é o suficiente! Somente a busca pela excelência pode te colocar no caminho do sucesso!